
Música e Revolução
-
Aula 1 - Objetividade da beleza
-
Aula 2 - A beleza da música ocidental
-
Aula 3 - A mentalidade revolucionária
-
Aula 4 - A mentalidade revolucionária parte 2
Professor(es)
Dante Mantovani
Concluído
Categoria: Humanidades
Apresentação do Curso
“A música só tem por fim louvar a Deus e recrear a alma. Quando se perde isso de vista, já não pode haver verdadeira música, e não restarão senão barulhos e gritos infernais.” - Johann Sebastian Bach
Se a beleza salvará o mundo, a feiura o destruirá.
O Belo existe para constantemente relembrar o homem, neste Vale de Lágrimas, que há ordem onde achamos encontrar apenas o caos.
A Música é uma arte e sempre exerceu grande influência em sociedades desenvolvidas, principalmente na Igreja Católica. É responsável por elevar o homem a um grau de contemplação mais apurado onde seus sentidos voltam-se à ordem.
Sabendo disto, os agentes revolucionários aprenderam que destruindo a alta cultura de uma sociedade o homem já não possuirá objetos que o elevem aos mais altos graus de suas potências humanas, que o transcendam, restando-lhe, portanto, apenas o que se limita às emoções sensíveis do momento, atiçando-lhe os seus instintos animais.
É de suma importância que voltemos a cultivar a boa cultura em nossos meios, especialmente a Música, mas também é apropriado aprendermos as causas e efeitos que ela nos traz com a sua presença e a sua ausência. Por este motivo o maestro Dante Montovani ministrará breves aulas que terão por objetivo explicar tais elementos e fenômenos.